Uma aliança pela conservação da fauna do Cerrado no coração do Brasil

Onde estamos? 📌

A Chapada dos Veadeiros é uma das áreas mais críticas para a conservação do Cerrado.

Esta região é composta por um vasto mosaico de áreas de conservação públicas e privadas. Contudo, sua biodiversidade está ameaçada pela conversão de habitats com a expansão do agronegócio, da urbanização, caça, atropelamentos e outros fatores humanos. Além disso, a Chapada dos Veadeiros apresenta altos índices de pobreza, como o município de Cavalcante que possui o menor Índice de Desenvolvimento Humano de todo o estado de Goiás.

Em biomas onde o habitat está sendo degradado aceleradamente, como o Cerrado, a situação torna-se ainda mais crítica para os grande animais. A conservação da biodiversidade em áreas públicas, como o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, é complementada por conservação em áreas privadas, como RPPNs, Reservas Naturais e o Sítio Cultural e Patrimonial dos Kalunga.

Área de Proteção Ambiental do Pouso Alto - 872.000 hectares
Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros- 240.611 hectares

O que é a Rede? 🤝

É uma aliança de colaboração entre diferentes atores para a conservação ambiental e inclusão social na Chapada dos Veadeiros, com ênfase inicial no monitoramento de fauna.

Este projeto nasce do ideal de alguns proprietários privados de colaborarem entre si para a conservação do Cerrado, e contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos habitantes da Chapada dos Veadeiros. A Rede já complementa os esforços da Universidade de Brasília (UnB) e do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (PNCV) de monitorar a fauna para fortalecer a sua conservação, através de um programa contínuo de monitoramento científico e divulgação dos dados.

Em 2021, realizamos pela primeira vez o nosso Seminário de Planificação, que foi a primeira oportunidade dos idealizadores e parceiros da Rede de se reunirem para debater os aspectos estratégicos da iniciativa. Algumas das decisões tomadas e caminhos pensados, assim como mais detalhes sobre o plano de ação, podem ser conferidos no nosso Resumo Executivo:

Resumo Executivo 2021 Rede de Monitoria.pdf
Carousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel image

Boletim 📃

Este nosso reporte tem o objetivo de te dar uma devolutiva sobre os andamentos dos nossos trabalhos de Monitoria Participativa.

Além de publicar os eventuais resultados dos nossos estudos, vamos falar sobre bicho, traremos conteúdos práticos sobre gestão e manutenção de propriedades rurais, daremos dicas sobre boas práticas de instalação das armadilhas fotográficas e análise de dados.

E o mais legal: por ser uma publicação voluntária ela também é colaborativa! Vamos ter acesso à conteúdo gerado diretamente pelos parceiros da nossa Rede. Pode ser um texto, um poema, uma música, uma foto ou vídeo. Vale todo tipo de expressão!

© André Aquino
© C. Eduardo